English | Português

Letters

AMIGO PASTOR CANSADO!

AMIGO PASTOR CANSADO!

   

-----Original Message-----

From: Pastor Cansado

To: Caio Fabio

Sent: sábado, 16 de agosto de 2003 22:11

Subject: Apenas um conselho

 

 

 

Alô Caio, Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

 

 

Estava lendo, nesse exato momento, o seu texto sobre a necessidade de repouso ("Vinde repousar um pouco num lugar à parte"). Você tem toda a razão. Eu estou nessa condição agora.

 

Estou com a minha família, esposa e dois filhos, há quase seis anos pastoreando uma igreja no interior do estado do Rio de Janeiro. Uma igreja que hoje tem 44 membros, mas que já teve 27 quando a encontrei. Entretanto, às vezes, penso que estou, como você diz no artigo, "moendo ferro". Os resultados são lentos, nem sempre consistentes, e na maior parte das vezes vejo uma igreja vendada, que não deseja ver.

 

Sinto-me deprimido e muitas vezes disposto a conseguir um emprego, e deixar o ministério. A pressão é muito grande.

 

Sei que você já passou por isso. Não quero tomar do seu tempo, apenas peço que se lembre de nós em suas orações, para que o nosso soberano Deus nos dê do seu renovo, e quem sabe, abra as portas de um ministério com novas perspectivas.

 

Fique na Paz, e que Deus o abençoe.

 

___________________________________

 

Resposta:

 

 

 

Meu querido amigo:

 

 

 

Sei que você deve estar “mastigando pedrinhas”, como Jeremias.

 

Em minha opinião, todo pastor deveria ter suas “próprias tendas a fazer”. Essa combinação de ministério pastoral e salário de igreja é boa; quando a igreja é boa. Mas, na maioria das vezes, tira totalmente a liberdade do ministério e da consciência.

 

Se você puder ter um emprego, e, ainda assim, pastorear a igreja, acho que deveria fazer assim. Como a igreja é pequena, possivelmente você consiga.

 

Acho que essa independência lhe fará muito bem. Além disso, vai arejar você um pouco. É muito melhor quando o pastor tem que lidar com os fatos esmagadores da vida como um homem, e não como um “clérigo”.

 

Acho que buscar um ministério novo apenas pela frustração do atual, não será uma boa. Você pode até deixar o atual ministério. Mas não saia procurando outro. Melhor do que procurar, é ser o ministério. Mas isto é apenas a minha opinião.

 

Sei que o Senhor avivará o seu dom. Ande em fé, e não se impressione com “resultados estatísticos”.

 

Um grande beijo. Navegue sempre aqui no site.

 

 

 

Nele,

 

Caio

 

 

16 de agosto de 2003

Copacabana

RJ

We use essential cookies and technologies in accordance with our Privacy Policy and, by continuing to browse, you agree to these conditions.
OK