English | Português

Reflections

TREINO DE DISCIPULADO EM JESUS

TREINO DE DISCIPULADO EM JESUS

 

TREINO DE DISCIPULADO EM JESUS

 

 

Quando Buda ensinou que sem a renuncia do ‘eu’ ninguém seria feliz, ele dizia o que Jesus posteriormente ensinou sem a radicalização da morte do eu, mas sim do “si-mesmo”, do self como acumulação de direitos, ilusões, sonhos, fantasias e expectativas irreais.

Cada dia me convenço mais, tanto pela Palavra como também pela observação dos santos de Deus, como meu pai o foi — que, de fato, os felizes, os bem-humorados e os esperançosos desta vida, são os que, de um lado, abraçaram a esperança da glória eterna de Deus como galardão/promessa hoje, já; e, de outro lado, desistiram da própria felicidade como recompensa terrena; fazendo, na prática, com que tal projeto de existência seja um projeto de desistência ativa do que nos seja ensinado como nosso “direito”; e mais ainda: desistindo mesmo de todo direito pessoal.

A justiça que se sente que a nós seja devida, ou os bons tratos, ou o respeito, ou a consideração — são os elementos que mais fazem uma pessoa normal sofrer quando vê que, em sua vida, eles são sempre preteridos.

Ah, como ando longe de tudo isto ainda...

Irrito-me quando vejo a falta de prioridade, de objetividade, de simplicidade quanto a dizer “agora não dá, pois, tenho um compromisso”; e, sobretudo, quando vejo que as coisas sem importância ganham o poder de parar o fluxo das coisas essenciais, seja por distração, por avoamento, por irresolução, ou, pior: por falta até de percepção das implicações.

Hoje, minha maior ambição espiritual é colocar meus pés de fato no chão desse caminho sem direitos e sem importâncias a eles.

É parte do meu negar a “mim mesmo” que assim seja; e, ao invés de me irritar com os que são os agentes desse “treino”, peço a Deus a compaixão e a paciência que me ponham acima da contrariedade — embora, como eu disse, este ainda é meu lugar de “treino”.

 

Nele,

 

 

Caio

 18 de abril de 2009

Copacabana

RJ

 

 

 

 

 

 

 

 

We use essential cookies and technologies in accordance with our Privacy Policy and, by continuing to browse, you agree to these conditions.
OK